Desde o início do século a questão ambiental tem sido protagonista em discussões intelectuais, empresariais e sociais, trazendo temas como gestão ambiental ao nosso vocabulário.
Seja pelo boom de industrialização em sua terceira fase no fim do século XX, ou porque o acesso à informação e o Aquecimento Global tornaram mais reais esses conceitos, o fato é que a gestão ambiental é assunto urgente.
Qual é a definição de Gestão Ambiental?
Uma das definições para gestão ambiental é o conjunto de ações ambientais, públicas ou privadas, em determinados espaços geográficos, representando administração e controle do impacto humano no meio ambiente.
Como qualquer termo muito difundido, é difícil encontrar quando começou a ser usado e seu sentido passar ser múltiplo. Quando voltamos ao significado de gestão, entendemos essa como ação de gerir, de administrar, de governar negócios públicos ou particulares.
Ao unir esse conceito com a causa ambiental, entendemos a gestão ambiental como um processo de administração e controle das atividades humanas visando proteger, conservar e melhorar o ambiente natural.
É uma ordenação das atividades humanas para alcançar o menor impacto possível no meio ambiente. Agindo desde a escolha das técnicas até cumprimento da legislação e alocação correta de recursos.
Ela abrange várias atividades e aspectos, como gestão dos recursos naturais, prevenção da poluição, conservação da biodiversidade, gerenciamento de resíduos, a avaliação de impacto ambiental, gestão de carbono, etc.
A gestão ambiental envolve, também, conscientização e engajamento da sociedade, promovendo educação ambiental e incentivando a participação das comunidades na proteção e conservação do planeta.
Em resumo, a gestão ambiental tem em vista equilibrar necessidades sociais e econômicas com a proteção e conservação do meio ambiente, garantindo um desenvolvimento sustentável.
Qual a importância da Gestão Ambiental para empresas?
Em 2023 o tema é ainda mais relevante, nesse ano os países se encontram na Cúpula para o Novo Pacto Global de Financiamento, com grande enfase na questão ambiental.
Além disso, pesquisas apontam como fator decisivo para decisão de compra das gerações atuais a reputação ambiental das empresas. Confira os motivos relevantes para as empresas adotarem uma gestão ambiental:
- Cumprimento de regulamentações: garantia de cumprimento das regulamentações ambientais vigentes em suas regiões. Conformidade com às leis e normas relacionadas à conservação ambiental, qualidade do ar e da água, gestão de resíduos, gestão de carbono entre outros aspectos.
- Redução de custos: práticas de gestão ambiental podem levar à redução de custos operacionais. A eficiência no uso de recursos naturais, pode resultar em economia de custos significativa. A conformidade citada acima reduz, ainda, multas e gastos judiciais.
- Melhoria da imagem da marca: pode resultar em maior fidelidade dos clientes, melhoria da reputação da marca e até mesmo em um aumento nas vendas.
- Acesso a mercados e oportunidades: muitos mercados e setores exigem que os fornecedores atendam a critérios ambientais específicos para serem considerados parceiros de negócios.
- Gestão de riscos: identificação e gerenciamento de riscos ambientais potenciais, incluindo riscos relacionados a desastres naturais, mudanças climáticas, poluição, escassez de recursos naturais e outros.
A gestão ambiental adequada privilegia o uso inteligente dos recursos naturais, cuidado com o ciclo de vida e cadeia de valor do seu produto ou serviço visando minimizar os impactos ao ambiente, além do atendimento a requisitos legais aplicáveis ao seu negócio.
Conte com uma equipe especializada e experiente, estamos prontos para auxiliar sua empresa a alcançar esses objetivos. Converse conosco.
Fontes
http://www.observatorioculturaecidade.ufscar.br/acervo/resenhas/o-que-e-gestao-ambiental/
https://ambientes.ambientebrasil.com.br/gestao/artigos/afinal_o_que_e_gestao_ambiental.html