Inventário de GEE: entenda o que é, para que serve e as certificações envolvidas.

Você já sabe o que é um Inventário de GEE (gases de efeito estufa)? Entenda nesse texto o que é esse inventário e por que as organizações precisam dele.

Além disso, conheça mais sobre o Programa Brasileiro GHG Protocol e suas certificações.

O que é um Inventário de GEE?

O inventário de gases de efeito estufa (GEE) é um processo de identificação, quantificação, monitoramento e registro das emissões de gases de efeito estufa de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país.

Também chamado de inventário de emissões de GEE, ele é uma ferramenta importante para a gestão de mudanças climáticas ao permitir que as organizações identifiquem as fontes de suas emissões, avaliem seus impactos e implementem ações de mitigação.

O inventário de GEE é um processo complexo que deve ser realizado por profissionais qualificados.

O que são gases de efeito estufa (GEE)?

Os Gases de Efeito Estufa (GEE) são gases presentes na atmosfera que absorvem parte da radiação infravermelha emitida pelo Sol e refletida pela superfície da Terra, assim atrapalham o escape desta radiação (calor) para o espaço, o que é um processo natural de equilíbrio da natureza, porém, prejudicial em níveis elevados

Quais são os principais GEE?

Os principais GEE são o dióxido de carbono (CO2), que permanece na atmosfera por até mil anos, o metano (CH4), que costuma permanecer uma década, o óxido nitroso (N2O), dura por 120 anos, e os hidrofluorcarbonetos (HFCs), que duram de 5 a 10 anos.

Por que fazer um Inventário de GEE?

Os benefícios do inventário de GEE são, principalmente, melhor compreensão das emissões, o uso como ferramenta de gestão, redução das emissões, consonância com as legislações, maior transparência e oportunidades de investimentos.

Entenda:

  • Melhor compreensão das emissões de GEE: o inventário de GEE permite que as organizações identifiquem as fontes de suas emissões, o que é fundamental para a implementação de ações de mitigação.
  • Uso como ferramenta de gestão: é possível o monitoramento das emissões ao longo do tempo, além do estabelecimento de metas e indicadores, e de implementações de processos de melhorias internas.
  • Redução das emissões de GEE: com o inventário são fornecidas informações para que as organizações possam tomar medidas para reduzir suas emissões de GEE.
  • Cumprimento de regulamentos: em muitos países, as empresas são obrigadas a realizar inventários de GEE para cumprir regulamentos ambientais. Inclusive o Brasil está no caminho para criar regulamentação que obrigará algumas empresas a declarar suas emissões em um sistema de relato de GEE do governo, a princípio chamado de Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões (SBCE).
  • Maior transparência: reconhecimento da transparência com fácil acesso para os stakeholders, proporcionando reputação e credibilidade da organização.
  • Oportunidades de investimentos: organizações que reduzem suas emissões de GEE são mais competitivas e atrativas para novos clientes e investimentos, com a abertura de novos mercados, a participação em programas regionais e globais e acesso às linhas de créditos especiais.

Há também outros benefícios apontados pela FGV no CICLO 2023 do Programa Brasileiro GHG Protocol,como a possibilidade do uso dos dados do inventário em outras iniciativas.

Exemplos de iniciativas nos quais os dados do inventário podem ser usados:

CarbonDisclosure Project CDP, Global Reporting Initiative GRI, Índice Carbono Eficiente ICO2, Índice de Sustentabilidade, Empresarial ISE, Dow Jones Sustainability Index e DJSI

Programa Brasileiro GHG Protocol

O Programa Brasileiro GHG Protocol surgiu em 2008, visando incentivar a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil, por meio de acesso aos instrumentos e padrões de qualidade internacionais, tanto para contabilização das emissões quanto para a publicação dos inventários.

O PBGHG é responsável pela adaptação do método GHG Protocol para o

contexto brasileiro, além de auxiliar com o desenvolvimento de ferramentas de cálculos de estimativas de emissões de GEE.

Segundo a FGV o programa foi desenvolvido pelo FGVces e WReIm em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, o World Business Council for Sustainable Development e outras 27 empresas fundadoras.

A KOA Assessoria participa desta iniciativa, garantindo que os nossos Inventários de GEE sejam realizados segundo as diretrizes do PBGHG.

A KOA é certificada para inventários de GEE?

Sim, além disso, somos SELO PRATA pelo Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG). Isso significa que nosso inventário é considerado completo e qualificado.

A KOA é uma empresa de consultoria socioambiental composta por um time multidisciplinar. Oferecemos uma variedade de serviços para auxiliar as empresas a lidar com questões ambientais, sociais e de governança (ESG).

Acreditamos na possibilidade de alcançar o sucesso financeiro com ações socioambientais responsáveis. E um de nossos serviços para cumprir esse objetivo são os Inventários de GEE.

Selo Prata em Inventários de GEE

Como já citado acima, o Programa Brasileiro GHG Protocol, entre suas funções, produz certificações que reconhecem as organizações que demonstram comprometimento com inventários de gases de efeito estufa (GEE).

O selo prata é o segundo nível de certificação PBGHG.

Para obter esse selo, a empresa deve atender critérios rigorosos, como realizar inventários de GEE completos e precisos, conforme as diretrizes do GHG Protocol e publicar os inventários no Registro Público de Emissões.

Paga garantir o selo outro, primeiro nível de certificação, basta a contratação de uma empresa habilitada para proceder com a verificação do Inventário, confrontado com a realidade da organização e evidências documentais relacionadas a emissão registrada.

Como a KOA pode auxiliar sua empresa com Inventários de GEE

Realizar seu Inventário de GEE com a KOA, tem as seguintes vantagens:

  • Conhecimento e experiência: a KOA possui profundo conhecimento das diretrizes do GHG Protocol e da metodologia para a elaboração de Inventários de GEE;
  • Recursos: a KOA têm acesso a recursos e ferramentas que facilitam a elaboração de Inventários de GEE, como softwares de cálculo e bases de dados;
  • Objetividade: como consultoria somos independentes e podemos fornecer uma avaliação imparcial das emissões de GEE.

A elaboração de um inventário de GEE é um processo complexo e requer profissionais qualificados. Podemos auxiliar sua organização a realizar esse processo de forma eficiente e eficaz.

Ao contratar uma consultoria  que já possui experiência com a metodologia e diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, com o inventário com Certificação Prata, há garantia que receberá um serviço de alta qualidade e que seu inventário de GEE será elaborado de forma precisa e confiável.

Converse conosco.

Fontes:

https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol
https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/reportagem/voce-sabe-como-os-gases-de-efeito-estufa-aquecem-o-planeta

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.