Nos últimos meses a discussão sobre preservação do meio ambiente e mercado sustentável tem sido prioridade no mundo. O I-REC é uma das ferramentas primordiais para o enfrentamento dessas. Entenda mais sobre ele.
O que é I-REC?
O I-REC é um sistema de certificação de origem de energia renovável. O significado da sigla é: International Renewable Energy Certificates. Ele prova que 1 MWh de energia renovável foi gerada e injetada na rede de distribuição e transmissão de energia.
Quer saber mais sobre o que é o I-REC e para que ele serve? Confira nosso artigo completo sobre o tema aqui.
O que é energia renovável certificada?
Energia renovável certificada é a energia gerada por fontes renováveis que possui um certificado reconhecido de sua fonte.
Para entender melhor, observemos o significado de energia renovável, como sendo aquela que vem de uma fonte que se renova com o tempo em uma escala de tempo compatível com a vida humana.
Assim, dependendo dos ciclos de cada tipo de energia, essas fontes nunca se esgotam. Exemplos de energias renováveis: solar, eólica, hidrelétrica e geotérmica.
Os sistemas de certificação envolvem auditorias e verificações que garantem que a produção atende aos critérios de renovação e sustentabilidade, são um meio de rastrear e comercializar a produção e consumo dessas fontes energéticas.
Como funciona o I-REC?
Apesar de possuir algumas variações, o I-REC geralmente funciona nessa estrutura: geração da energia renovável, registro, certificação, emissão do certificado, venda e compra.
- Geração: a energia renovável é gerada por uma usina registrada e autorizada.
- Registro: após gerar a energia, o produtor irá registrar na plataforma online Evident I-REC a quantidade de eletricidade gerada.
- Certificação: as informações do registro são verificadas, caso estejam corretas, os certificados serão emitidos.
- Emissão do certificado: com as informações verificadas o produtor receberá I-RECs correspondentes aos registros.
- Transações comerciais: agora que os certificados estão prontos para serem vendidos e negociados a quem deseja diminuir sua pegada de carbono, como empresas e demais organizações.
Todos os processos são rastreados, o que possibilita garantir a origem da energia.
Quanto vale um I-REC?
O valor de cada REC vária conforme a região ou país, a demanda do mercado interno por energia renovável, as legislações e as políticas, e principalmente, segundo o mercado de carbono.
Além desses fatores, o tipo de energia usada também irá influenciar, por isso, esses valores flutuam, e devem ser sempre monitorados por quem deseja participar desse mercado. De maneira geral, o preço do I-REC varia entre R$1,50 a R$5,00.
Como comprar I-RECS?
Se você tem interesse ou necessidade de comprar I-RECS, seja para compensar emissões de carbono, cumprir metas ou compromisso com a energia renovável, deve primeiro verificar a quantidade que deseja adquirir.
Com a quantidade em mãos irá precisar pesquisar fornecedores de confiança e iniciar as negociações, após elas, deverão ser redigidos os contratos e o pagamento. Então, com os certificados é possível rastrear e registrá-los ao novo detentor.
Como vender I-RECS?
Para vender I-RECS o primeiro passo é registrar nas instituições competentes a usina que gera energia renovável e após passar pelo processo de auditoria.
Aprovada no processo de auditoria será preciso registrar a energia gerada no sistema online. Depois da verificação da procedência, os certificados poderão ser gerados e comercializados.
Como participar do mercado com os I-RECS?
Quer participar competitivamente desse mercado sustentável? O primeiro passo, pesquisar, você já deu, agora que tal saber mais e ter uma assessoria especializada? Entre em contato com a KOA Assessoria.