Comunicar as ações de sustentabilidade de uma empresa é tão importante quanto as praticar, afinal, a divulgação aumenta a aceitação do mercado.
Assim é possível incentivar mais empresas a praticarem jornadas sustentáveis, acarretando menos impactos ambientais e mais saúde socieconômica mundial.
Entenda o porquê e como empresas podem comunicar sua sustentabilidade de forma eficaz. Continue lendo.
Por que comunicar práticas sustentáveis?
Comunicar a sustentabilidade de uma empresa traz diversos benefícios como: boa reputação, acesso a investimentos, acesso ao mercado internacional, atração de clientes e investidores e outros.
Confira os principais benefícios de praticar e comunicar a sustentabilidade empresarial:
- Gerar confiança e credibilidade:
Quando uma empresa comunica suas práticas sustentáveis de forma transparente e honesta, demostra aos seus clientes, investidores e outros stakeholders que se preocupa com o meio ambiente e a sociedade.
- Atrair novos clientes:
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. Ao comunicar práticas sustentáveis, há a possibilidade de atrair novos clientes que estão procurando apoiar empresas que compartilham seus valores.
- Diferenciar-se da concorrência:
Empresas que comunicam suas práticas sustentáveis, diferenciam-se da concorrência e ganham vantagem competitiva.
- Influenciar positivamente o mundo:
Instituições que comunicam suas práticas sustentáveis promovem a sustentabilidade, uso racional de recursos e uma economia saudável.
5 dicas para comunicar a sustentabilidade de uma empresa:
- Entenda e catalogue quais são as práticas sustentáveis da sua empresa;
- Produza relatórios transparentes e públicos;
- Escolha os canais de divulgação adequados;
- Planeje estratégias de conteúdos;
- Evite Greenwash.
Entenda e catalogue quais são as práticas sustentáveis da sua empresa
O primeiro passo para uma comunicação de sustentabilidade efetiva é ter documentado e bem esclarecido internamente as práticas sustentáveis da sua empresa, isso deve estar claro para colaboradores e diretoria.
Documente quais são as ações realizadas desde a produção até a distribuição e o descarte dos produtos ou serviços. Identifique e aponte como e porque elas são consideradas sustentáveis.
Isso pode ser feito em forma de relatórios, ou qualquer outra forma de documentação já adotada pela empresa.
Produza relatórios transparentes e públicos
Uma vez mapeadas suas ações, elas devem ser revisadas periodicamente e atualizadas com dados recentes, que identificarão se algo mudou, se os volumes aumentaram ou abaixaram.
Esses relatórios devem ser transparentes, preferencialmente validado por terceiros, e publicados em locais de acesso público, como sites confiáveis.
Escolha os canais de divulgação adequados
Após mapear todas as ações, documentá-las e assegurar que estão publicadas de forma transparente e de fácil checagem, é o momento de divulgar, e a primeira coisa que deve ser feita nessa etapa é escolher onde divulgar.
A publicação deve ser feita onde o público-alvo da sua empresa se encontra. Quais plataformas e redes eles usam? As possibilidades são muitas, para não se perder é ideal escolher seus canais principais e focar neles.
Lembre-se que além do consumidor, é possível atrair investidores, então preocupe-se com as plataformas que esses usam. Exemplos de plataformas: LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube, blogs, jornais e revistas.
Planeje estratégias de conteúdos
Tendo em mãos o que você quer divulgar e onde, os canais, agora é hora de pensar no como. Muitas vezes é preciso diluir a informação em partes menores, ou até mesmo explicá-las. Planeje que informações serão publicadas e a periodicidade delas.
Por exemplo, sua empresa tem uma gestão de resíduos sustentável, você pode em uma semana explicar como ela é feita, em outra qual é a diferença que ela causa, e por último como outras empresas podem adotar a mesma prática.
Evite Greenwash
Por último, evite o Greenwash, termo usado para descrever a prática de empresas que se apresentam como sustentáveis, mas, na verdade, não são.
O Greenwash é prejudicial, causando, muitas vezes, perda de confiança e credibilidade, bem como oportunidades de negócios.
Como evitar o Greenwash:
- Não seja vago em suas comunicações;
- Não aumente a “verdade” das ações enganosamente;
- Não fale em metas, mas sim dos resultados alcançados;
- Seja transparente.
Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre sustentabilidade empresarial.