Greenwashing: o que é e por que evitar.

Ter o título de sustentável em um produto é um diferencial no mercado, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria, metade dos brasileiros importam-se com a sustentabilidade do processo de produção do que consomem.

Além disso, mais de 74% dos consumidores alegaram que adotam hábitos de consumo mais sustentáveis, o mesmo levantamento apontou que parte desse público, ainda, verifica as informações.

Por isso, é preciso que as empresas caminhem além da divulgação de sustentabilidade. Entenda como o greenwashing se relaciona com o assunto.

Greenwashing o que é?

Greenwashing em português significa lavagem verde, por vezes é traduzido como maquiagem verde, por ser um de artifício usado para que a imagem de uma empresa ou produto pareça ser sustentável, mesmo sem o ser.

O termo greenwashing surgiu pela primeira vez nos anos 90, em um artigo na New Scientist, como uma analogia a lavagem cerebral, sugerindo a desonestidade da prática.

Empresas que praticam o greenwashing usam geralmente de anúncios, ações, documentos e publicidade para evidenciar uma sustentabilidade que não corresponde a realidade.

É similar a fenômenos da publicidade como o pink money, que modifica produtos para parecerem aliados a causas LGBTQIAP+ em busca de alcançar esse público, e a taxa rosa que encarece produtos por serem pensados como “femininos”.

Há casos de greenwashing famosos, tanto julgados, como aqueles que permanecem sem um veredito.

Os casos não pararam de acontecer nos últimos anos, conforme a RepRisk, em 2023, foram registrados 148 apenas nos setores de serviços bancários e financeiros.

Ecobranqueamento significado:

Com empresas preocupadas em não cometer greenwashing diretamente, outro recurso tem aparecido, um pouco mais sútil, o ecobranqueamento.

Segundo a Comissão Europeia, pode-se definir o termo como: prática de dar a falsa impressão de que um produto tem um impacto positivo ou nulo no ambiente, induzindo os consumidores ao erro.

Como evitar o Greenwashing em empresas?

O greenwashing causa prejuízos enormes a instituições, por meio da perda de reputação e processos judiciais, além de prejudicar o mercado, meio ambiente e sociedade na sua totalidade.

Por isso é preciso que as empresas que buscam um caminho sustentável adotem algumas ações para evitar a prática, como:

  • Divulgar informações relevantes sobre seus impactos ambientais, planos e progressos de forma clara, acessível e fiel aos fatos, evitando termos vagos ou genéricos;
  • Utilizar critérios e indicadores reconhecidos para avaliar o desempenho ambiental;
  • Publicar relatórios de sustentabilidade periódicos e detalhados, com dados verificáveis e, de preferência, auditados;
  • Priorizar qualidade e efetividade das ações, em vez de buscar uma imagem “verde”;
  • Evitar campanhas marketing enganosas ou exageradas sobre produtos e serviços;
  • Buscar certificações de selos ambientais reconhecidos.

Precisa de uma consultoria ambiental ou assessoria? Converse com a KOA! Buscamos sempre soluções inteligentes e eficazes em questões socioambientais para empresas de diversos setores.

Fontes ou artigos citados:

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/metade-dos-consumidores-observa-se-processo-produtivo-e-sustentavel-diz-pesquisa/#:~:text=Ainda%20de%20acordo%20com%20a,sem%20agrot%C3%B3xicos%20e%20fertilizantes%20qu%C3%ADmicos.

https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2023/10/bancos-estao-por-tras-do-salto-de-70-nos-casos-de-greenwashing-em-2023-diz-relatorio.ghtml

https://exame.com/esg/o-que-e-greenwashing

https://www.europarl.europa.eu/topics/pt/article/20240111STO16722/como-a-ue-quer-acabar-com-o-branqueamento-ecologico#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20o%20ecobranqueamento,conduzir%20os%20consumidores%20em%20erro.

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.