Quais são as empresas ESG no Brasil?

Mais que uma sigla, esse conjunto de práticas tem guiado e transformado o mercado mundial, entenda o que é ESG, quais empresas brasileiras aplicam e como. Continue lendo e saiba mais sobre as empresas ESG no Brasil.

O que é ESG?

ESG é uma sigla para Environmental Social and Governance, em português, ambiental, social e governança.

Ela representa um conjunto de diretrizes e práticas que visam a sustentabilidade e responsabilidade corporativa para a criação de um mercado sustentável e competitivo.

Conheça mais sobre em:

O que é ESG?

O que o ESG representa?

ESG na prática.

Governança e ESG.

Empresas brasileiras que adotam práticas ESG:

Segundo o último relatório do Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) um instrumento de avaliação auditada, que atualmente avalia países latinos e europeus, as empresas no Brasil com maior responsabilidade ESG são:

  1. Natura;        
  2. Itaú;  
  3. Ambev;       
  4. Google;       
  5. Grupo Boticário;
  6. Magazine Luiza;    
  7. Bradesco;    
  8. Unilever;      
  9. Nestlé;                  
  10. Danone.

O relatório avaliou as empresas que estão em território nacional, independente de suas origens, se considerarmos apenas as 10 empresas brasileiras, teríamos:

  1. Natura;        
  2. Itaú;  
  3. Ambev;       
  4. Grupo Boticário;
  5. Magazine Luiza;    
  6. Bradesco;    
  7. Hospital Albert Einstein;
  8. Hospital Sírio-libanês;
  9. Alpargatas;
  10. Nubank.

O ranking traz dados interessantes, como a liderança por setores, evidenciando que, por exemplo, no setor de cosmético e perfumaria são as nacionais que lideram, assim como em energia, aviação e serviços de saúde.         

No Anuário de sustentabilidade – 2024, The Sustainability Yearbook – 2024, 27 empresas brasileiras estão entre as 759 empresas citadas.

Algumas das apontadas pelo anuário não estavam entre as primeiras no relatório da Merco de 2022, demonstrando uma possível mudança de cenário. Das novidades, podemos destacar: Fleury, na posição 33, Klabin, na 75 e Lojas Renner, na 27.

O ESG interfere no valor de mercado das empresas brasileiras?

No Brasil, o ESG ainda é uma prática relativamente recente e o valor final de mercado de uma empresa depende de diversos fatores, então afirmar que o ESG impacta diretamente é impreciso.

O que sabemos é que a reputação de uma empresa interfere em seu valor, e para o quesito social o ESG tem grande importância. O fator social, aliado a divulgação de práticas ESG apresentam uma associação com o valor de mercado significante.

Como foi apontado no artigo “A Relação da Divulgação das Práticas ESG com o Valor de Mercado das Empresas Brasileiras de Capital Aberto” publicado no 22º USP International Conference in Accounting.

Além desse aspecto, investir em ESG atualmente garante acesso às políticas públicas, investimentos nacionais e internacionais, melhora de reputação, retenção de talentos e redução de riscos.

Entenda melhor como o ESG pode tornar sua empresa mais sustentável e competitiva com o auxílio da KOA, Gestão Ambiental.

Fontes:

https://www.merco.info/br/ranking-merco-responsabilidad-gobierno-corporativo
https://www.spglobal.com/esg/csa/yearbook/2024/ranking/index
https://www.spglobal.com/esg/csa/yearbook

MARTINS, Mayara & DA CUNHA, Ferreira Moisés. A Relação da Divulgação das Práticas ESG com o Valor de Mercado das Empresas Brasileiras de Capital Aberto.  22º USP International Conference in Accounting. Acesso em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/22UspInternational/ArtigosDownload/3784.pdf

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.