Como as mudanças climáticas podem afetar as empresas?

Com as últimas notícias, como ondas de calor pelo mundo, plantas crescendo em territórios antes congelados, o debate climático que já ocorre há anos tornou-se urgente. 

 A boa notícia é que apesar de alguns danos serem irreversíveis, ainda há chance para a humanidade adaptar-se e sobreviver. 

Ainda há oportunidades nos novos desafios para empresas: como as mudanças climáticas podem afetar as empresas? 

As mudanças climáticas irão, nos próximos anos, modificar como vivemos, em consequência, como trabalhamos e consumimos. 

Como as mudanças climáticas afetam as empresas?

Os riscos das mudanças climáticas podem ter diversas implicações financeiras para as empresas, sejam elas diretas ou indiretas.

Para implicações diretas, podemos citar danos em ativos, como fábricas, equipamentos e infraestrutura. Com a chance de riscos causados por eventos climáticos extremos: inundações, secas e tempestades. 

Haverá a possibilidade de danos às propriedades e equipamentos das empresas, interrompimento das operações e perdas financeiras por consequência. 

Sobre as implicações indiretas, há os impactos na cadeia de suprimentos, escassez de matérias-primas ou aumento de preços, alterações na disponibilidade, no abastecimento e na qualidade da água e de outros recursos.

Além disso, existe o risco de reputação negativa para empresas que não se adaptarem a uma economia ambientalmente responsável.

Qual a responsabilidade e o papel das empresas frente à crise climática?

Quando falamos de meio ambiente, as mudanças de comportamento individuais são importantes por serem simbólicas e não necessariamente por obterem resultados. 

Se uma pessoa passar um ano todo sem produzir lixo, por exemplo, não conseguirá impactar o mesmo que uma calça jeans que não seja produzida. 

No fim, é nas mãos das corporações que está a responsabilidade ambiental. Elas têm responsabilidade significativa de enfrentar a crise climática

São as responsáveis por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, e suas ações têm impacto no combate às mudanças climáticas. O papel delas pode ser resumido em três principais áreas:

  • Redução das emissões de gases de efeito estufa: adotando medidas para redução de emissões de gases de efeito estufa, como o uso de energias renováveis, a busca eficiência energética e a redução do desperdício.
  • Adaptação às mudanças climáticas: preparando-se para os impactos das mudanças climáticas, como eventos climáticos extremos, escassez de recursos e aumento dos custos de energia.
  • Investimento em soluções sustentáveis: Investindo em soluções sustentáveis, como tecnologias de baixo carbono e práticas de gestão ambiental.

Ao adotar essas medidas, as empresas podem contribuir para a redução das mudanças climáticas e para a construção de um futuro mais sustentável. 
A KOA está aqui para auxiliar sua empresa nesse processo. Entre em contato.

Você pode gostar

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.