Net Zero e carbono neutro são termos parecidos, contudo, tem significados diferentes, de início é possível apontar o carbono neutro como um estado alcançado e Net Zero uma meta mundial. Confira detalhadamente as diferenças de cada um:
O que significa carbono neutro?
Carbono neutro é uma condição de equilíbrio entre as emissões de gases poluentes da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), e as práticas de medidas de compensação.
A neutralidade de carbono visa evitar as consequências do efeito estufa, usando um cálculo geral de emissão de carbono. Alcança-se o estado de “carbono neutro” quando não se aumenta a quantidade de gases do efeito estufa na atmosfera.
Sendo assim, uma empresa carbono neutro é aquela que calcula e monitora suas emissões de CO2, com o intuito de reduzir e compensar esse impacto.
O que significa Net 0?
Net Zero é a forma curta da expressão Net Zero Carbon Emissions, em português, Zero Emissões Líquidas de Carbono (CO2). É um compromisso da sociedade civil, empresas e governos, para zerar as emissões de CO2 até 2050.
Com o “Net 0” busca-se atingir um equilíbrio entre a quantidade de impacto produzido e a quantidade correspondente removida ou neutralizada.
Minimizando o impacto ambiental das atividades, para que emissões de substâncias prejudiciais sejam equilibradas por ações que as removam e reduzam, resultando em um balanço líquido de zero.
Qual a diferença entre Net Zero e carbono neutro?
Apesar de serem termos parecidos, com significados que se cruzam, eles não são o mesmo. Há diferenças importante entre os dois termos.
Ambos descrevem situações em que as emissões de gases de efeito estufa são compensadas por sua remoção da atmosfera.
Uma empresa carbono neutro, então, significa que a organização emitiu a mesma quantidade de gases de efeito estufa que retirou da atmosfera.
Para atingir estado de carbono neutro, pode-se optar tanto pela redução das emissões quanto pela compensação das emissões.
Net Zero possui um significado mais abrangente, incluindo as emissões que ocorrem ao longo da cadeia de valor de uma empresa, como as de transporte e geração de energia.
Para o Net Zero é preciso reduzir significativamente as emissões diretas e investir em projetos de remoção de carbono. Especialistas o consideram um objetivo mais ambicioso do que o carbono neutro, sendo necessário para limitar o aquecimento global a 1,5°C.
Quer implementar essas práticas em sua organização? A KOA Assessoria é especialista em gestão de carbono, converse conosco para entender mais sobre o assunto.