
As práticas ESG devem ser uma realidade para aqueles que desejam ser competitivos no mercado, seja por aumentarem o valor e reputação das instituições, ou por ser uma vantagem competitiva para atração de investimentos e talentos.
O ESG é um anacrônico que traduzimos para português como Ambiental, Social e Governança, representando um conjunto de critérios para avaliar o impacto de empresas e órgãos na sociedade e no meio ambiente.
Aprofunde-se sobre o conceito de ESG.
Quais as práticas do ESG?
As práticas ESG para empresas são variadas, qualquer ação que diminua o impacto de aspectos negativos ou aumente os positivos em uma instituição, na sociedade e no meio ambiente podem ser agrupadas como ESG.
Exemplos de práticas ESG: diversidade e inclusão, gestão de recursos naturais, redução da pegada de carbono, apoio a projetos sociais, gestão de resíduos, gestão de riscos ambientais e mais.
5 Práticas ESG para adotar na sua empresa:
- Diversidade: contrate colaboradores apoiando a diversidade e inclusão;
- Legalidade: esteja em conformidade legal;
- Transparência: invista em processos que priorizem a transparência e integridade;
- Gestão de Carbono;
- Consultoria ESG: procure especialistas.
1: Contrate colaboradores apoiando a diversidade e inclusão:
A dica é começar a incluir no seu processo de contratação candidatos diversos, em relação a gêneros, raças e classes sociais. Essa é uma prática relativamente simples de implementar que traz inúmeros benefícios.
Por vezes para conseguir atingir esse objetivo no primeiro momento serão necessárias algumas medidas, como cotas e um trabalho de imagem para tornar a empresa atrativa.
Assim, a empresa socialmente participa da promoção de um ambiente de trabalho equitativo, contribuindo para a valorização da diversidade e combate à discriminação.
2: Esteja em conformidade legal
Estar em dia com a lei é uma maneira de contribuir para a sociedade e meio ambiente, especialmente no que diz respeito às leis ambientais, ao demonstrar o compromisso com a sustentabilidade.
Verifique se sua empresa possui todas as licenças legais para operar e se ela não está transgredindo nenhuma lei ou norma ambiental.
3: Invista em processos que priorizem a transparência e integridade:
Contrate auditorias, crie processos e relatórios públicos, em meio a escândalos no mercado, empresas sólidas e transparentes são as que recebem investimentos, possuem maior crédito e atraem talentos.
A maioria das instituições, principalmente as de grande porte, investe em uma
divulgação clara e precisa de informações, combatendo à corrupção e incentivando práticas éticas.
4: Tenha uma boa “Gestão de Carbono”
Controle as emissões de gases de efeito estufa da sua empresa, com a gestão de carbono, medindo, reduzindo e compensando essas emissões.
Para empresas pequenas e médias, começar a gestão de carbono pode ser simples, com medidas como a busca pela eficiência energética e a redução de resíduos. Confira sugestões:
Eficiência energética: realize uma auditoria para identificar os pontos de maior consumo de energia em sua empresa, substitua equipamentos antigos por modelos mais eficientes energeticamente.
Redução de resíduos: implemente um programa de reciclagem abrangente, separando os diferentes tipos de resíduos e assegurando o recolhimento e destinação adequada.
5: Procure uma consultoria ESG
A consultoria ESG é um serviço especializado que auxilia a entender, implementar e melhorar práticas relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança em empresas.
Pequenas e médias empresas podem se beneficiar muito da consultoria ESG, mesmo com recursos limitados, uma consultoria irá auxiliar com:
- Desenvolvimento de um plano de ação para reduzir a pegada de carbono: identifica as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa na empresa e propõe soluções para reduzi-las;
- Criação de um programa de diversidade e inclusão: um programa incluso e diverso que promova um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.
- Elaboração de relatórios de sustentabilidade: desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade que demonstrem o desempenho da empresa em relação aos seus objetivos ESG.
Quer implementar práticas ESG na sua empresa? Entre em contato com a KOA.